Viajar para lugares frios costumam fazer a mala ir mais cheia, mais pesada e causam certa insegurança por nós aqui no Brasil, uma vez que não temos inverno rigoroso.

É possível fazer uma mala, com menos de 23kg e com tudo que você pode precisar para frio moderado ou neve. Eu sinto muito frio normalmente, fez 20 graus já to usando moletom e meias!

Começando com o básico:

1 – segunda pele: sim, básico que nem sempre lembramos. A segunda pele tanto blusa quanto calça é fundamental para manter o corpo aquecido. Geralmente são em tecidos finos e sintéticos.

Eu possuo uma blusa em tecido parecido com meia calça e para as pernas uso uma meia calça bem grossa, o tecido parece uma mantinha, em inglês eles chamam de fleece.

Precisa ser fino e bem confortável pois será usada por baixo da roupa normal, calça jeans ou legging. Tanto para homem quanto para mulheres. Levo ao menos duas segundas peças, e elas podem ser lavadas que secam rápido.

 

2 –  Casacos: casacos apropriados para frios são geralmente difíceis de encontrar aqui no Brasil. Algumas lojas especializadas possuem. Procure casacos com tecido a prova d’água ou que seja tratado com material repelente de água.

Tanto a chuva quanto a neve penetram no tecido e inutilizam o casaco por pelo menos um dia, até secarem. Levo sempre um nesse modelo da foto de baixo e um outro mais leve.

Ele deve ser mais comprido, cobrir o bumbum, assim ele protege mais do frio. Capuz também é item a ser considerado.

3 – cachecóis e golas: em minha ultima viagem para Seul eu usei pela primeira vez uma gola falsa de tricô e foi sensacional!

Comprarei outras golas desse estilo, elas são mais difíceis de perder que cachecóis.  Se caso você for praticar esqui ou enfrentar neve aconselho usar um protetor de pescoço, pois ele consegue tampar melhor durante a movimentação, pois é ajustável.

4 – calçados: sou a favor de tênis! Só não utilize os de material muito fino, respirável; o vento encontra qualquer pedacinho mais exposto do corpo. Eu gosto de usar botas de cano mais longo, geralmente o tornozelo pode escapar ao se sentar e com o calçado mais longo isso não acontece. Opte também por solado antiderrapante.

 

5 – luvas: luvas salvam o dia, é impossível se manter aquecido com as extremidades expostas. Atualmente algumas luvas já vêm com um tecido diferenciado nas pontas dos dedos para nos permitir usar o celular.

As de couro ou esportivas também são boas, principalmente para vento.

6 – Tocas: chapéus ou tocas de fleece, trico, tecido a prova d’água salvam em dias de muito vento e frio. Mesmo sendo aconselhável que o casaco possua capuz, a toca ainda é importante. Principalmente em caminhadas ou esportes, geralmente o capuz sai da cabeça…

Filtro solar, óculos escuros e protetor labial são essenciais.

Lembre-se de fazer camadas com as roupas, por exemplo, meias, segunda pele e calça ou segunda pele, blusa e casaco. Mantém mais o calor do corpo além de ser mais confortável ao entrar em alguns locais, como geralmente lojas, museus, restaurante e demais são aquecidos, você pode tirar uma das peças.

Para esportes na neve, especificamente, são necessários calça e casacos específicos e à prova d’água. Não é aconselhável esquiar ou caminhar na neve com roupas comuns, há casos de desidratação e até perda de sensibilidade nos membros devido a vestimentas inadequadas.

Pesquise se na cidade que você irá há aluguel de roupas para inverno ou se alguma loja possui bons preços, como não é um item que usaremos aqui no Brasil e preciso pensar bem a respeito da compra.

Essas dicas são básicas e me ajudaram muito a primeira vez que esquiei (não sabia que precisaria de uma calça impermeável!).

Ambos com calças impermeáveis e nossas blusas resistentes a água Aurora – Denver – CO

Algumas marcas que vendem bons produtos para inverno: The North Face, Under Armor, Columbia e claro, é possível comprar no Aliexpress.

Dica bônus: para economizar espaço na mala, compre um saco de por roupas no vácuo (sem necessidade de aspirador de pó), consegui levar dois casacos no espaço que um ocuparia.

Vi num loja de esportes umas bolsinhas que dizem aquecer quando são esfregadas para deixar nos bolsos, alguém já usou? Me fala se funciona mesmo…

E você, já brincou na neve?