Aplicativos estão cada dia mais presentes na nossa vida. Desde o uso de redes sociais como consultas bancarias é feito por algum app no celular.
A vida na estrada também pode ser otimizada com alguns aplicativos.
A internet mudou completamente nossa vida e o nosso jeito de viajar não ficou intocado, para mim foi incrementado com a tecnologia.
Essa lista contém os aplicativos que mais uso e que são gratuitos para que todos possam usar.
Precisamos falar do acesso à internet, caso você vá para a Europa, por exemplo, não será problema encontrar wifi ou um chip local para utilizar o 4g. Se você vai para alguns locais da Ásia, África e até mesmo aqui no Brasil não será tão fácil a conexão.
Pensando nisso a primeira dica é na verdade pesquisar sobre o destino para saber se há wifi (em Seul vários pontos da cidade oferecem wifii gratuito e acabamos comprando chip) e para isso usamos o WiFi Magic. Ele mapeia e fornece senhas de wifi públicos pela cidade e é alimentado por usuários.
Se você optar por ter 4g você pode adquirir um chip de dados (nos EUA o mais em conta era o da T-Mobile, 10 dólares o chip e 10 dólares de credito para 7 dias com 1 GB). Na Itália o da Tim foi 15 euros e além de 2GB era possível fazer ligação e funcionou bem na estrada.
A partir de 2018 não há roaming na União Européia, se você passar por mais países o mesmo chip funcionará.
Só vou reforçar que é melhor não comprar os chips que oferecem no aeroporto em lugar nenhum, pois são mais caros que os pré pagos normais.
Para deslocamento o aplicativo que recomento é o Google Maps. Ele é bem completo, te mostra desde rotas a lojas e horários de funcionamento. Ele funciona off line, você consegue salvar o mapa do local e usar a rota para marcar o trajeto.
O bom do Google Maps é que ele funciona para tudo! Desde percursos a pé a metros, com horários corretos e rotas alternativas, além de ser possível você já deixar os locais que deseja marcados no mapa.
Caso você vá para um local sem internet mesmo você pode usar o Galileo Maps, ele funciona em países que não há internet móvel, ideal para ir para roça, meio do deserto ou até mesmo Cuba. Ele salva o mapa e ainda é possível ter o trajeto guiado por voz, como no Waze. Ainda não há versão em português.
Nessa mesma ideia de lugares você pode visitar o Wikitude pode ser uma boa fonte de informação. Ele funciona no estilo de realidade aumentada, você aponta a câmera do aplicativo para o local e ele mostra na tela os locais importantes próximo e até link para o Wikipédia.
O Google Trips complementa o Google Maps, nele é possível criar o roteiro, pesquisar sobre os pontos turísticos e até te ajuda com as datas e horários. Nele você já consegue incluir dados das passagens aéreas direto do Gmail.
Tudo fácil e intuitivo.
O FLIO me ajuda nos aeroportos pelo mundo, a maior parte dos grandes aeroportos possuem informações sobre localização de lojas e banheiros, lounges, tomadas e até cupons de descontos nas lojas e conveniência.
- Bh ainda não está atualizado
- JFK tá completinho
Para saber sobre locais onde comer ou beber, podemos utilizar o Yelp ou TripAdvisor também. Em geral os comentários são verídicos e atualizados. Na verdade para esses assuntos eu consulto primeiro nos blogs e vlogs e depois verifico nos apps.
Agora pensando em preparação da viagem temos o Pack Point. Ele utiliza as informações que você dá sobre dias da viagem, data e tipo de viagem e te retorna a informação de quantas peças de roupas, pilhas e carregadores e chapéu.
Não só isso, mas ele também inclui a lista de documentos, remédios e com o uso você consegue ir incluindo e retirando itens de acordo com a sua necessidade.
Para quem tem pouca experiência ou é distraído nessas horas fica muito mais fácil.
Mais uma vez o Google é útil para nós viajantes. A cada dia o Google tradutor aumenta sua precisão e permite a comunicação entre povos.
Ele permite que você utilize a câmera para ler um rotulo ou nome de rua, dá para gravar áudio e traduzi-lo para língua nativa. Ajuda muito quando você tem dificuldades com o idoma e precisa de informações na rua.
Para fotos eu, particularmente, não uso muitos filtros nem gosto de editá-las, contudo é sempre bom ter um aplicativo para cortar ou ajustar aquela luz do meio dia hehehe eu uso o Snapseed é suficiente.
Consigo ajustar a foto q ficou meio torta, cortar uma parte, clarear e até mexer na temperatura das cores. Muito simples de usar.
Agora que temos apps para quase tudo, agilizamos nosso tempo nas viagens e facilitamos nossas andanças.
Você conhece algum aplicativo que ajuda em seus passeios que eu não citei? Me conta aqui!
Infelizmente não tenho hábito de viajar devido o trabalho, mas já anotei esses app para eu usar quando sobrar um tempinho para tirar férias.
Quem sou eu nas minhas viagens sem o maps? NINGUÉM! Não ando pra frente nem pro lado, kkk… acho que da lista é o único que eu tenho, vou baixar os outros 🙂
Oi
Eu não muito difícil de viajar, mais gostei muito do seu post,ele é bem útil vou até mostrar para uma amiga minha que viajar muito tenho certeza que ela vai gostar muito.
brigada Alzinete! volte sempre!
Adorei as dicas. Estou planejando algumas viagens para o fim do ano e super amei conhecer esses apps.
já aproveita rsrs
De todos só conheço o google maps pois vivo usando aqui em São Paulo kkk Esse post salva a vida de muitas pessoas que assim como eu ficam completamente perdidas quando vao viajar. Eu achei sensacional o app do wifi gratuito
Ele é otimo pq sao wifi publicos e seguros
olá!
Adorei sua dica! Só conhecia o Google Maps e o Google Trip, vou anotar as dicas para usar no futuro, sempre ajuda!
Abraços
Alguns eu nao conhecia, ms ja amei sua dica e ja vou baixar. Esses apps adiantam mto
Acho que não tem como viver sem o Maps e o Tradutor, mas, um bom app de comida também é legal. Uber também <3 Obrigada pelas dicas
Ah eu uso uber sim, só nao inclui pq custumo usar no dia a dia entao acabada q nao uso só nas viagens… e com certeza o tradutor pode te salvar rsrs