A Qatar Airways é uma empresa aérea do Qatar que voa para todos os continentes do mundo, atualmente faz 150 destinos no mundo e está patrocinando a Copa do Mundo de 2018.

A viagem mais longa que iria fazer até aquele momento seria a bordo da Qatar, tida como uma das melhores companhias aéreas do mundo, constantemente no topo da lista da Skytrax. Será que a experiência será isso tudo mesmo, mesmo na classe econômica?

Nosso voo saia de Florianópolis, iria para Buenos Aires, faria uma parada técnica em Guarulhos (não desceríamos do avião) e seguiríamos para Doha.

Chegando ao aeroporto soubemos que o trecho até Buenos Aires seria feito pela Gol. Não estava sinalizado sobre esse detalhe no bilhete e tivemos que procurar saber com a Infraero. No final deu tudo certo, embarcamos e o voo foi tranquilo.

 

Ao entrar no avião o que percebi logo de cara: os espaços entre as cadeiras era um pouco maior que os outros aviões. Num voo longo como nosso, fez muita diferença.

Logo que nos sentamos a comissária passa nos dando lencinhos umedecidos para limpar as mãos. Achei maravilhoso!

O avião possuía tela de entretenimento para cada assento, touch screen, com filmes famosos e algumas séries, pena que estavam disponíveis apenas três episódios de cada série.

cabine na classe econômica

Em Buenos Aires iriamos pegar um voo que pararia em SP, mas nós não desceríamos. Que coisa estranha! Gente, sério! A equipe de manutenção do aeroporto limpando o avião conosco lá “atrapalhando”.

Tudo certo, restante dos passageiros entraram e por sorte a poltrona do corredor iria vazia! Eba!!!

Logo que as portas fecharam a comissária nos trouxe o kit de amenidades (lip balm, meias, tampões de ouvidos, máscaras para dormir e escova de dentes), fones de ouvido e travesseiros e cobertor.

Uma hora após a decolagem foi nos dado o menu, achei muito legal! Ele vinha com duas opções de refeição para o café da manhã e demais refeições. Escolhi a opçõao de ovos mexidos e batatas, estava gostoso! Um detalhe que fez a diferença, os talheres eram de metal. Ponto pra Qatar!

 

O serviço de bordo não foi nada demais, nada diferente das demais cias que já viajei. Na verdade como sempre tomo remédio para dormir durante o voo não preciso tanto da equipe. Mas para a classe econômica não percebi nada que justificasse o título de melhor cia aérea pela Skytrax.

Nos foi servido também o almoço, que constava no menu. Escolhi uma carne cozida com legumes e um purê. Vinha uma porção de arroz a parte, salada e um pavê de sobremesa. Estava bem gostoso pra ser comida de avião.

Chegamos a Doha e então pegamos mais algumas horas de voo até Seul. As lojas do aeroporto funcionavam normalmente apesar da hora (4 da manhã hora local).

No voo para Seul tudo igual ao anterior (coleção de kit de amenidades rsrs). As opções de comida eram basicamente as mesma. Novamente nada de extraordinário em si no serviço. Para nossa sorte novamente a poltrona ao lado iria vazia.

Todas as informações passam em inglês e árabe pelo menos.

Para quem pegou um voo de 17 horas e depois outro de 8 horas, poder esticar nem que seja um pouco na outra poltrona salva!

A volta foi um pouco diferente.

A poltrona ao lado veio ocupada até Buenos Aires (não dá pra ter sorte sempre!) e a comida não parecia ser a mesma cia da ida. Estava ruim, gosto bem estranho e claro saindo de Seul para Doha vinha uma deliciosa porção de kimichi (#sqn).

Nosso trajeto e a bússola marcando Meca

O avião estava muito cheio durante voo de volta para Buenos Aires, o banheiro ficou impossível nas horas finais.

O que eu achei pior foi em relação as bagagens. Ao fazermos o check in no aeroporto foi nos dito que as malas seriam retiradas em Florianópolis, e como nos iríamos aguardar 13h no Ezeiza (Buenos Aires) até pegar o voo final para Floripa, ficamos mais tranquilos.

Quando chegamos a Buenos Aires a surpresa! Teríamos que retirar nossa bagagem e sair da área internacional do aeroporto. Foi bem chato, confuso e o planejamento que fizemos foi por água abaixo. A legislação exige essas medidas para passageiros com espera maior que 12h.

As lojas praticamente todas fechadas no aeroporto, nem cadeiras para sentarmos a parte externa do aeroporto possuía, resultado subimos ao 2 andar e como havia uma espécie de palanque de madeira com carpete jogamos uma cobertinha e deitei ali…

Sem conseguir descansar direito por que estávamos com as mala num local que qualquer pessoa poderia entrar e roubá-las.

Depois de muito esperar pegamos o voo para Florianópolis e quase nos pararam na alfandega rsrs.

Pedi a um passageiro da executiva quando paramos em SP para nos dar o kit dele, muito chic com cosméticos muito bem conceituados. Outro nível.

Em geral o voo da ida foi bem melhor que a volta. Achei o kit de amenidade bem legal e de qualidade, raridade para classe econômica hoje em dia.

Talvez o que fez a Qatar ganhar o título de melhor cia aérea foi realmente a classe executiva e primeira classe. Claro que muitos pontos para a qualidade da comida e talheres a bordo, kit amenidades e espaço entre as cadeiras, mas talvez outras empresas como Emirates também deve oferecer.

Claro se eu puder escolher uma cia aérea para uma viagem e a Qatar estivesse entre as opções eu a escolheria.

E qual foi a melhor cia aérea que você já voo?