Lavras Novas

Lavras Novas é um distrito da cidade de Ouro Preto em Minas Gerais com aquela vibe bem típica de interior, pouco mais de mil habitantes e riquezas naturais e culturais.

igreja sra dos prazeres camila latorre blog

Antes de pegar a estrada baixe o aplicativo Lavras Novas, você tem mais detalhes sobre a cidade e as cachoeiras da região.

aplicativo lavras novas camila latorre blog

Saímos de BH de carro, seguimos sentido Itabirito pela BR 356. Chegando a entrada de Ouro Preto, numa rotatória então pegamos a saída para Ouro Branco/ Lavras Novas (MG 129).

Se for de ônibus a partir de BH deve-se pegar o ônibus na praça da Estação para Ouro Preto/Lavras Novas. Os horários são espaçados e mudam constatemente, então o mais seguro é verificar nesse link ou no (31) 3559-3200 ou com a viação Pássaro Verde no 03007894400.

entrada lavras camila latorre blog

Passamos por uma cidadezinha bem pequena e vemos a placa indicando Lavras Novas, cerca de 15km. Continuamos por esse caminho, hora estrada de terra hora asfalto até a entrada de Lavras Novas.

cidade lavras camila latorre blog

Chegamos ao centrinho e a cidade estava cheia! Restaurantes e lojinhas abertos e o pessoal local sentado à beira da porta pondo a conversa em dia. Lavras Novas faz parte do circuito Estrada Real é na época da mineração era parada de quem ia a Ouro Branco.

Não encontrei muitas informações sobre a fundação do distrito, apenas que por volta do século XVII houve seu desenvolvimento e queda com a decadência do ouro na região. Há um livro de Bernardo Guimarães (autor de A Escrava Isaura) que um dos contos se passa na cidade.

igreja lavras novas camila latorre blog

A cidade é bem aquela coisa de interior de Minas, igreja de Nossa Senhora dos Prazeres na praça, casinhas na beirada da rua e que dá para andar tudo a pé em meia hora.

casas lavras novas camila latorre blog

Poeira dando efeito a imagem!

Atualmente há opções tanto para estadia como gastronômicas para todos os gostos, do mais simples ao Gourmet. Havia pratos feitos custando 12 reais e alguns locais oferecendo menu (entrada, prato principal e sobremesa) por 89,00.

centro lavras novas 1 camila latorre blog

Ali pelo centro você encontra tudo que precisa, restaurantes, aluguel de quadriciclo e passeios, pousadas, informações e “dedo de prosa” com os moradores.

centro lavras novas 4 camila latorre blog

Não iriamos dormir na cidade, porém vou recomendar uma pousada pelo fato de sua equipe ter sido extremamente prestativa e atenciosa a nosso pedido de informação sobre as cachoeiras. Imagine quando estivermos hospedados lá?

lixeira lavras novas camila latorre blog

Quem que vai jogar o lixo nessa lixeira fofa?

Ela se chama pousada Makutta, paramos um carro com a logo da pousada e perguntamos das cachoeiras, eles se ofereceram a nos guiar pelo caminho e nos indicaram ainda descer até Santo Antônio do Salto.

Descemos pela rua do Chá até a bifurcação e viramos à esquerda, nesse caminho vamos em direção a Cachoeira dos Três Pingos, Cachoeira dos Namorados, entrada para Santo Antônio do Salto e Represa do Custódio.

estrada cachoeira lavras camila latorre blog

Seguimos a trilha até a represa, estávamos com um carro 4X4 e o caminho não foi o mais difícil, contudo havia alguns carros comuns e até um Fiat Uno daqueles antigos.

represa lavras novas camila latorre blog

Descemos ao pé da represa e subimos um pouquinho até a beira.

lavras novas represa camila latorre blog

Talvez pela época do ano, o nível da água estava mais abaixo do que costuma e apesar da placa de proibido nadar, muita gente dentro d’água inclusive uma cachorrinha fofa!

placas lavras novas camila latorre blog

Saímos da represa do Custódio e fizemos o caminho de volta, até o começo de uma ladeira bem íngreme. Há um recuo ao lado esquerdo de quem sobre e a cachoeira dos três pingos fica à direita, bem pertinho da estrada.

placa cachoeira tres pingos camila latorre blog.jpeg

Não há muita sinalização pela cidade e trilhas

A Cachoeira dos Três Pingos é alta porem não há poços que deem para um adulto nadar, de qualquer forma é fácil parar embaixo das quedas e sentir a força da água na cabeça, uma delícia.

E estava completamente vazia, só para nós dois!

cachoeira dos tres pingos 2 camila latorre blog

Saímos em direção a cidade e decidimos seguir a orientação do pessoal da pousada e fomos para estradinha de Santo Antônio do Salto, para a cachoeira da Caçamba.

santo antonio do salto camila latorre blog

Descemos toda a estradinha bem íngreme e com curvas bem fechadas e até difíceis e antes da ponte de concreto entramos a direita, há um recuo e paramos o carro ali, aí é só seguir o barulho da água.

caminho caçamba camila latorre blog

O rio com muitas pedras forma a cachoeira e provavelmente se seguirmos andando pelas pedras podemos descobrir muitas outras quedas.

cachoeira da caçamba camila latorre blog.jpeg

Bem bonito, a água não é tão clarinha, porém há uma mini praia com areia o que facilita o banho.

cachoeira da caçamba 2 camila latorre blog.jpeg

Chegamos por lá era em torno de 15 horas e fomos expulsos pelos borrachudos! Muitos, muitos vorazes e nos atacaram brutalmente. Nem sei se repelente adiantaria.

cachoeira da caçamba camila latorre blog

Resultado: pernas completamente machucadas, antialérgico e pomadas até quase uma semana depois.

borrachudo camila latorre blog.jpg

Saímos correndo da beira do rio e voltamos para o carro. Estávamos subindo pela estradinha quando numa das subidas íngreme, o carro estragou!

carro camila latorre blog

Mesmo com estradinha bem difícil alguns carros passaram por nós tranquilamente.

Sério! Bateu um desespero!

Marido conseguiu descer o carro até um recuo na curva e alguns moradores da região tentaram nos ajudar, sem sucesso. Problema na embreagem que não dava para resolver ali.

por do sol lavras novas camila latorre blog.jpeg

Um deles (Sr. Fernando) conseguiu contato com alguns conhecidos que faziam reboque e um deles topou nos buscar.

Esperamos cerca de 2 horas até a chegada do reboque, bebemos água de uma fonte que passava pela estrada e uma família de ouro preto parou para nos ajudar.

reboque camila latorre blog

Na verdade, nem acreditei que algum socorrista fosse até onde estávamos para nos ajudar. No final deu tudo certo.

Não conseguimos aproveitar a cidade à tardinha para noite nem conferir a gastronomia local. Uma pena e motivo para voltar!

Quando voltar posto aqui mais sobre essa cidadezinha linda!

Gosta de andar pelo interior? Me conta aqui um lugar bacana para visitar.