Passaporte é um documento oficial que todos os países utilizam para identificação de seus cidadãos.

É um documento importante e que precisa estar com todos os dados corretos, em bom estado de conservação e válido.

LRM_EXPORT_290152651179002_20180920_231304595-01.jpeg

Muitas dúvidas rondam quem vai solicitar a emissão de um passaporte pela primeira vez. Se você tem alguma dessas dúvidas, continue lendo que irei ajudar a esclarecê-las.

Primeiro vamos a documentação necessária para o passaporte de um adulto (maiores de 18 anos):

  • Documento de identificação oficial com foto: eu recomendo sempre o RG ou a Habilitação (a segunda costuma estar com a foto mais atualizada). Caso esses não estejam atualizados ou em más condições você pode levar sua Carteira de Trabalho ou qualquer outro documento de identificação emitido por órgão federal com foto.
  • Se você alterou seu nome por via judicial é preciso levar a certidão de nascimento com a averbação da mudança; se você é casado (A) e alterou seu nome ou se separou deve levar as certidões de casamento e divórcio. No caso de mudança de sexo, não é necessário a certidão com averbação, porém deve-se levar documentos que comprovem a alteração, como a cópia do processo judicial.
  • Título de eleitor e certificado de quitação eleitoral, eu quando fui solicitar o meu passaporte tive a primeira tentativa negada devido a uma eleição em que justifiquei o voto e não foi computado no local. Paguei a multa, emiti o certificado nesse site e no próximo agendamento levei os dois.
  • Homens devem levar a quitação do serviço militar obrigatório;
  • CPF;
  • Se for naturalizado brasileiro, levar o certificado de naturalização original;
  • Se for indígena, a identidade ou declaração da Funai;
  • Comprovante de pagamento da taxa de solicitação do passaporte (GRU) no valor de R$ 257,25 (2018).

Feito isso, agora precisamos preencher os dados no requerimento de passaporte, vá ao site da Policia Federal e preencha o cadastro. Não é difícil, só requer atenção.

passaporte pf camila latorre blog

Após o requerimento feito corretamente, será gerado o boleto que mencionei acima (GRU) e após o pagamento do boleto é possível agendar o atendimento.

requerimento passaporte camila latorre blog

Muito cuidado ao preencher, esses dados serão conferidos e você pode ter que pagar uma nova taxa caso haja algum erro.

passaporte 4 camila latorre blog

Atualmente as fotos são tiradas no posto de atendimento e a indicação é de que a maquiagem forte (acredito que técnicas de modificação com contornos, por exemplo) não deve ser utilizada. Melhor ir com pouca do que ter que retirar para ser fotografado.

O agendamento é feito pelo sistema próprio da PF e é possível escolher o dia e o horário. Chegue meia hora antes do horário agendado e leve todos os documentos solicitados.

Caso você possua passaporte anterior você deve levá-lo que este será carimbado com um CANCELADO em todas as paginas (exceto as que possuirem vistos). Se você possuir um visto no passaporte anterior deverá levá-lo em suas viagens junto com o novo.

 

agendamento passaporte camila latorre blog

O atendente do dia que eu fui deixou eu olhar a foto antes e até fez outra, porque eu não havia gostado da anterior. Não sei se todos são assim rsrs As digitais também são coletadas nesse dia. É um visor de vidro, como um leitor de banco e você pressiona os dedos conforme solicitado. Simples.

LRM_EXPORT_290041075161389_20180920_231113019-01.jpeg

Menores de idade tem algumas solicitações especificas para emissão de passaporte, então o melhor é verificar aqui quais serão as exigências.

Após o atendimento o passaporte será emitido e o atendente irá te informar o prazo para retirá-lo, esse ano quando emiti um novo passaporte levou 6 dias úteis para ficar pronto.

Passaporte-ilustrativo camila latorre blog

Você acompanha o processo e o dia para retirada no site (me deram um protocolo) e lhe informam sobre o prazo certo ou qualquer outra informação. Sempre confira se o documento está liberado no sistema antes de ir ao posto retirá-lo.

No dia da retirada será solicita sua assinatura.

Atualmente o passaporte do adulto dura 10 anos, o meu anterior tinha duração de apenas 5 anos.

O passaporte atual também tem um microchip, usamos ele na entrada do aeroporto, só encostamos no leitor (aparece uma ilustração da posição) e depois tiram nossa foto. Muito moderno o mais rápido. Cuidado especial com seu passaporte e a umidade.

Há outras modalidades de passaporte que podem ser solicitados como: passaporte de emergência (não, turismo não é emergência), porém a liberação desses são regimes específicos para situações.

Dica extra: digitalize seu passaporte, a parte da foto e dados e caso você tenha um visto, a página onde está e mande para seu email e/ou imprima, em caso de perda ou qualquer outro problema, será mais fácil para a embaixada ou outro órgão conseguir te identificar e ajudar.

Cuidem muito bem do seu passaporte, mesmo sendo possível o consulado emitir outro para você o valor deste será o dobro do que é cobrado no Brasil, ele demora o mesmo tempo em média para ser entregue e virá sem os seus vistos, caso os tenha.

espero ter ajudado!

Se souber alguma outra dica, deixa aqui nos comentários!