Já ouviu falar do Airbnb? Vale a pena utilizar o serviço de hospedagem, conhecer gente bacana e ter experiências diferentes por um preço melhor que alguns hotéis.

Já me hospedei pelo menos oito vezes utilizando o aribnb, já tive experiências maravilhosas e apenas uma não tão boa assim, acredito que seja possível baratear o custo da viagem, se posicionar melhor em relação a alguns pontos de interesse e também ter acesso a informações  e dicas que só um residente local poderá te oferecer.

Clique aqui e aqui onde eu conto mais sobre minhas experiências.

Em Atenas, ficamos num apto inteiro e lavamos roupas!

Primeiro, se você ainda não possui uma conta clique aqui  e você ganha R$100 na sua primeira reserva e eu ganho R$50,00!

Segundo passo é definir um budget (orçamento) para os gastos da viagem e filtrar no site de acordo com essa informação. É importante que antes de escolher você faça uma busca bem detalhada do preço x localização x tempo na cidade, pode acontecer de um lugar ser ótimo e barato, mas ser longe de tudo e você irá gastar mais grana e tempo no deslocamento.

eu deixo o mapa sempre ao lado para me localizar

Na Grécia, por exemplo, nós ficamos num apartamento muito bem localizado, à 10 minutos andando da Acrópole e em Seul ficamos praticamente na Bukchon Hadok Village.

Uma vez em Miami, ficamos num local excelente! O anfitrião nós dava até café da manhã, porém era bem longe do centro da cidade e dos principais shoppings. Como geralmente ficamos o dia todo fora e só voltamos a casa para dormir não era um problema. Avalie bem suas necessidades.

*Importante: o endereço completo só será disponibilizado dois ou três dias antes da sua chegada, o que aparece no mapa do airbnb é o local aproximado. Por isso é importante confirmar o endereço com o host assim que possível. Em alguns países o endereçamento é diferente, se atente a mais este detalhe.

Terceiro ponto é verificar os comentários anteriores, em geral os hóspedes anteriores são honestos e fazem uma avaliação bem verídica do ambiente, há alguns locais que acabam sendo mais baratos por ainda não terem nenhuma avaliação, porém não vale o risco, principalmente se for fora do país.

Analise os comentários

Há uma política de que o valor da reserva é devolvido ou você pode ser realocado caso o local não condiga com a descrição ou algum outro problema. Nunca tive essa experiência para afirmar que foi efetivo ou rápido, é melhor perder algumas horas ou dia pesquisando a ter que procurar um hotel em cima da hora.

Pesquise também sobre a vizinhança do seu anfitrião, procure o nome do bairro no google e veja se há ocorrências sobre violência, é  bom saber se o bairro é tranquilo, se você poderá transitar a noite, estacionar na rua e etc.  Estamos sempre expostos a riscos desse tipo, mas é sempre bom avaliar.

Por último converse com o anfitrião do Airbnb antes de fechar a reserva, verifique com ele detalhes de como chegar, horários que ele estará disponível, qual o horário de check-in e check-out e escolha o que melhor se adapte aos seus planos, em geral há mais flexibilidade que em hotéis.

Camila o Airbnb é seguro? Bom, acredito que sim! Tomo algumas precauções que me dão mais segurança em relação aos meus bens como: trancar todos os pertences na mala, levar sempre comigo dinheiro e passaporte e dar preferência para os locais que não dividimos a casa.

Olhe no perfil do host quais amenidades ele oferece, wi-fi, toalhas, secador de cabelos e etc.

Evite conversar com o host fora do chat do aplicativo, principalmente sobre detalhes do local, endereço e assuntos relacionado a sua estadia diretamente. É sempre melhor ter tudo bem detalhado caso você precise pedir um reembolso, por exemplo.

Importante frisar que essas dicas servem também para hotéis e hostels, o principio é o mesmo!

*Dica extra! você também é avaliado pelo anfitrião, portanto respeite as regras e siga as orientações corretamente. Sua avaliação aparece para os anfitriões antes dele aprovarem sua estadia.

Pronto! Agora é só se programar para dar tudo certo até sua chegada e aproveitar a viagem!