Melhor forma de começar a falar sobre o Rio de Janeiro é dizer que eu nasci na cidade maravilhosa. Tenho uma identificação com o Rio maior que apenas encantamento por sua beleza.

20180419_154936(0)

Morando em outra cidade há tantos anos, havia me esquecido o quanto há para admirar e curtir, nesse post eu conto o que fiz nos dias que não foram dedicados a matar a saudade da minha família e amigos que estão por lá.

SAM_1203

Resolvemos que economicamente (tanto em dinheiro, quanto em tempo) seria melhor ir de avião. Saímos aqui de Bh num voo as 5:30 da manhã. Chegamos ao Rio às 6 horas e tivemos que aguardar um pouco no aeroporto para pegar o carro que alugamos.

rio aviao camila latorre blog

Na verdade uma dica bacana é que para quem for ficar pelas regiões mais turísticas da cidade como: Copacabana, Ipanema, Leblon, centro e etc vale bem mais uber, 99pop e outros (se forem mais de duas pessoas) ou pegar o transporte público.

20180419_154936(0)

Do aeroporto Santos Dumont (Flamengo) você pode pegar o VLT, de 6h as 00h e custa R$3,80. Ele não passa na cidade toda, ele liga o aeroporto à rodoviária e passa pelo centro da cidade. Achei uma boa opção para quem vai pro centro ou pra rodoviária.

SAM_1203

Pegamos o carro e fomos a um lugar maravilhoso, que lembrava muito minha infância a “Quinta da Boa Vista”. Entrando pela parte de trás da Quinta onde há um estacionamento em frente ao restaurante “Quinta da Boa Vista” que custa 10 reais a diária.

20180418_103743

A entrada da Quinta é gratuita e você pode chegar às 7 da manhã e ir embora às 17 horas. O parque está bem preservado, grama aparada e é belíssimo! Parecia ser seguro, havia guardas municipais espalhados. Você pode até andar de pedalinho.

SAM_1186

Dentro da Quinta fica o castelo onde a família real e imperial moravam e dentro desse espaço, hoje, funciona o museu de história natural da UFRJ. Entre outras peças há artigos que pertenceram ao imperador e a família real até fosseis de animais pré-históricos.

quinta

Após a visita ao museu fomos em direção ao centro antigo da cidade e paramos na Rua do Teatro. Estacionamento foi 18 reais a hora, então precisávamos correr. Bem na esquina já paramos inesperadamente ao ver uma igreja.

20180418_114851

A Igreja São Francisco de Paula, fica em frente a praça José Bonifácio e é belíssima!

Andamos em direção à rua do ouvidor e em seguida viramos na Rua Gonçalves Dias para chegarmos a Confeitaria Colombo.

20180418_115522(0)

A Confeitaria foi inaugurada em 1894 mantém até hoje o estilo da Belle Époque e atualmente é possível almoçar ou tomar o famoso chá da tarde. Há opções do Buffet livre (R$99,50 por pessoa) e pratos executivos (a partir de R$20,00). Escolhemos a opção mais econômica e depois compramos os famosos doces. O pastel de nata é delicioso.

20180418_115635

Saímos de lá em direção ao airbnb que alugamos, ficamos em Ipanema para facilitar nossa locomoção no próximo dia. Era pertinho da praia e dos locais que iriamos.

airbnb ipanema camila latorre blog 1

Descansamos um pouco e no fim da tarde fomos a praia ver o pôr do sol e andar um pouco pelo bairro, na minha cabeça tocava as trilhas das novelas do Manuel Carlos hahaha. Comemos um burrito ao estilo Chipotle e passamos no mercado Zona Sul para pegar um café da manhã.

20180418_175059

Dia seguinte acordamos cedo para ir ao Cristo! Eu não conhecia. Terei que fazer um post só para ele, é maravilhoso!

20180419_110819

Depois de me encantar no alto do Corcovado descemos para o Parque Lage e Jardim Botânico. Fizemos o caminho do Parque Lage ao Jardim Botânico andando. Foi um dia bem puxado, mas inclua no seu roteiro.

20180419_125121

O Jardim Botânico é maravilhoso e também terá um post só pra ele, muitos detalhes e história!

20180419_142151

Voltamos para casa pra trocar de roupa e ir pra praia, ficamos um pouco pela praia de Ipanema, andamos pelo bairro e mais tarde descemos para tomar um chopp.

20180419_155009

Arrumamos nossas malas e preparamos para ir para casa da minha avó no dia seguinte.

20180419_220721

Mini canecos de chopp!

Dependendo do seu tempo na cidade e dos meios de transporte que você irá utilizar é melhor pagar pouco mais caro na hospedagem e economizar tempo e dinheiro nos outros custos, já dei essa dica nesse post aqui.

SAM_1232

Foi uma delícia ver minha família, primos e poder ficar uns dias com minha vó. Morar longe da família não é muito simples. Minha vó já está com 86 anos! Vida longa a Dna Wanda! Fiz só os dois dias de turismo para dedicar mais tempo para minha família.

20180420_184911

Nos dias que ficamos na minha vó fomos próximo a praia de Guaratiba, num restaurante chamado Tia Penha (indicação de uma amiga). Comemos caranguejo! Estava gostoso, mas minha dica é : não peça com molho de tomate. Faz muita bagunça! Dependendo você consegue encaixar no seu roteiro.

Essa porção de carangueijos custou 56,00 reais

Acho que sempre terei uma ligação forte com a cidade, incrível que chego lá e acho que nada mudou. Não me senti em risco nos locais que estive. Vi o exército passando uma vez pela orla da praia e não vi policiais a mais nem nada. Se você não acompanhar as notícias nem irá perceber que há uma “intervenção” acontecendo.

Se me perguntarem “devo visitar o Rio de Janeiro?” minha resposta será sempre sim.

Mais detalhes sobre a Quinta da Boa Vista, Cristo Redentor e Confeitaria Colombo.