A estátua do Cristo Redentor no alto do morro do Corcovado é a imagem da cidade do Rio de Janeiro mais reconhecida mundialmente, é a principal referência da cidade.

cristo 1 camila latorre

Por incrível que possa parecer, eu não conhecia. E não estou sozinha, alguns amigos e familiares meus que ainda moram no Rio também não conhecem!

Sabendo que lá onde está a estátua não há sombra e que no Rio é praticamente verão o ano todo, resolvemos ir cedo. Pena que não conseguimos sair do apartamento tão cedo como havíamos planejado.

20180419_110519

Fomos andando até a Lagoa e pegamos o Uber ali, decidimos ir assim nesse dia por acreditar que seria o mais econômico e prático em relação as vagas disponíveis para estacionamento. Quando chegamos não encontrei nenhum responsável para me informar o valor e o tempo permitido.

mapa cristo camila latorre blog

Aqui é preciso atenção: o motorista do Uber quis nos deixar bem antes do local combinado. Marcamos no mapa o Centro de Visitantes Paineiras, onde há a entrada para o Cristo e lojinha de souvenir e restaurante. Ele queria nos deixar no pé da subida, onde você fica se for de trem. Fique atento.

vista cristo 1 camila latorre

Comentamos que éramos de fora da cidade e ele quis nos enrolar, depois de sermos firmes e dizermos que era mais acima, na Paineiras ele relutou, mas acabou nos deixou lá.

Optamos por ir pela estrada das Paineiras até a entrada do Cristo, se você optar pelo trem que passa pela Floresta da Tijuca você deve parar na rua Cosme Velho 513, no bairro Cosme Velho. É preciso comprar os tickets com antecedência e agendar o horário, bagagens e mochilas serão revistadas o que pode te atrasar. Mais detalhes de preços e horários aqui.

centro de visitantes cristo camila latorre blog

No Centro de Visitantes Paineiras a gente tem um mirante bem bonito, um restaurante que não vi os preços, uma lojinha de souvenir (meio cara), banheiros e é onde você compra os ingressos para o Cristo.

20180419_105924

Compramos nosso ingresso, custou R$28 por ser dia de semana na baixa temporada ( os preços variam em algumas datas e finais de semana).

20180419_103304

Enquanto ficávamos esperando o nosso horário fomos ao segundo andar do centro onde há uma linha do tempo com a historia da cidade e da construção.

vans corcovado

Chegada e saída das vans

Atualmente a subida é feita por vans até o início do Cristo, uns 5 minutos na van que já está incluída no preço (ida e volta). Saem vans a cada 15 minutos e é bem organizado.

cristo 2 camila latorre blog

Prepare-se para subir bastantes escadas, há elevadores para idosos e para quem tem mobilidade reduzida, mas a vista vai compensando a cada degrau. Passamos por algumas lojinhas na subida aí você olha pra cima e vê ele lá. Dá um sustinho rsrs.

camila latorre cristo

A Estatua foi primeiro idealizada no século XVII, mas só teve força no momento das comemorações do centenário da independência do Brasil em 1922. Por meio de abaixo assinado 22 mil mulheres pediram autorização do presidente para a construção.

cristo_redentor1

O monumento possui 38 metros de altura (30 metros apenas a imagem do Cristo e 8 metros de pedestal), parte esculpido em pedra sabão parte em concreto foi inaugurado em 1932. Hoje é patrimônio mundial da Unesco e uma das 7 maravilhas modernas do mundo.

cristo 4 camila latorre blog

É uma emoção ver tudo combinando, escultura feita pelo homem e pela natureza ao redor. Já chegamos no horário que estava cheio demais para aproveitarmos como gosto, mas não ia deixar esse detalhe me desanimar.

20180419_112651

tirar foto sozinha com o Cristo? Esquece…

É praticamente impossível tirar fotos decentes rsrs

Passando lá em baixo, vendo o Cristo de outros pontos da cidade a gente nem imagina que fica tão cheio de gente. Há uma capelinha de Nossa Senhora Aparecida dentro do pedestal do Cristo, mas é um lugar que não precisa ser religioso para se impressionar e admirar.

20180419_113310

Ficamos em média uns 40 minutos lá admirando a paisagem, tentando ângulos para fotos e aí como o sol já estava forte (era por volta das 11 horas da manhã) decidimos voltar.

Descemos e vimos que há um restaurante (com um preço até aceitável para o local) com um vista lindíssima. Decidimos descer, ficamos apreensivos de iriamos conseguir um Uber para voltar. Conseguimos e deu tudo certo.

Para mim visitar o Cristo Redentor é um “must have” do Rio, acho que até me culpava um pouco por conhecer a Acrópole de Atena e nunca ter ido lá. Que bom que agora passou rsrs