Calafuria é uma região costeira com um paredão de pedras e mar e alguns espaços lindíssimos e próprios para banho na cidade de Livorno.

Nos foi sugerido ir também a Spiaggia Bianca, em Rosignano por ser uma praia bonita e diferente. Aproveitando o bom tempo e o carro, decidimos ir à praia!

calafuria camila latorre blog 1

Primeira parada nesse dia: Calafuria é uma região de Livorno na beirada do paredão de pedras que compõe a costa na rodovia SS1, em alguns pontos há recuos das pedras e algumas formações no nível do mar possibilitando o banho.

calafuria camila latorre blog 2.jpg

Paramos o carro num dos estacionamentos que ocorrem ao longo da rodovia, na alta temporada (junho a agosto) chegue cedo. Paramos próximo ao Castelo de Boccale, castelo a beira da costa construído no século XVI pela família Medici para ser uma torre de observação.

20180726_0655261806949958.jpg

Há um mirante e o caminho para descer até as pedras. Nesse ponto da estrada foi construída uma ponte na mesma época do castelo Boccale, porém com a construção da nova estrada ela foi substituída e hoje é apenas uma estrutura interessante.

calafuria camila latorre blog 3

câmera molhada rsrs

Há outros pontos pela estrada onde é possível parar, mas achamos esse o mais seguro de Calafuria.

calafuria camila latorre blog 4

Por ser formada por pedras deveríamos estar com aquelas sapatilhas, e como ainda precisávamos conhecer algumas cidades e passar mais uns dias em Cecina, pisar em algo e se machucar ia atrapalhar os planos.

calafuria camila latorre blog

nesse ponto especifico se formam umas piscinas com o fundo de areia

Caso você opte por ir de ônibus ou trem pode sair de Livorno. De trem pegue na plataforma em direção a Roma pare na estação Rosignano e pegue o ônibus 102. O ponto é próximo ao castelo.

rosignano camila latorre blog

Continuamos nosso passeio descendo em direção a Rosignano. Paramos mais no centro da cidade para almoçar e dar uma passadinha no mercado Coop. Acabamos comprando o almoço no mercado mesmo e mais uma vez estava delicioso e mais em conta.

spiaggia bianca camila latorre blog

repare como essa praia é diferente das ao redor

Pegamos a SP39 dentro da cidade mesmo e usamos a Solvay (fábrica de bicarbonato de sódio) como referência. Acertamos rapidinho o caminho e havia estacionamento um era pago e um outro gratuito. Apesar de ser umas 14 horas havia vagas no gratuito.

spiaggia bianca camila latorre blog 1.jpg

Não consegui informações de transporte publico até lá, inclusive a praia estava vazia e essa pode ser uma das razões.

LRM_EXPORT_20180726_110129.jpg

Andamos por uns 5 minutos e chegamos à praia. Que praia linda! Alguns moradores se referem à região como o “Carib20180726_065729-396448152.jpge da Toscana”. Spiaggia Bianca significa literalmente praia branca em italiano.

spiaggia bianca 3

Na verdade mesmo a praia não sendo de pedrinhas como a maioria da região, o que deu a ela sua cor característica foi a instalação da fábrica da Solvay há muitos anos. Parece que a Solvay despejava os subprodutos da produção no mar.

Mesmo sendo apenas minerais (a princípio) e não poluentes propriamente ditos, por ser abrasivo o bicarbonato de sódio acabou deixando o fundo da praia bem clarinho e a água meio turva, porém com um azul maravilhoso.

foto_toscana_006_rosignano_solvay-250×187

Quem nos indicou a praia foi o casal que nos alugou a casa e eles disseram que não havia problemas para o banho. A praia em 2008 estava na lista das 15 mais poluídas do mediterrâneo e a Solvay se comprometeu a despoluir a água. Quase dez anos após essa lista, a qualidade da água deveria estar melhor.

Nadamos pouco, o tempo começou a mudar e o vento ficou muito forte, mais tarde naquele dia até choveu.

Infelizmente em 2017 houve um acidente na região e alguns peixes apareceram mortos na faixa de areia. Não se soube se houve algum desequilíbrio na água devido a fábrica ou outra causa.

De qualquer forma, mesmo que você decida não entrar na água a praia é lindíssima e merece uma visita. Pertinho da Spiaggia Bianca há outras praias também como Viareggio.

Voltamos para Cecina e demoramos em torno de 40 minutos.

Praia é cansativo! Chegamos mortos e ainda precisávamos de forças para mais um dia de passeios.

Próximo destino era Pisa e Lucca.