Pisa foi nosso ponto de partida, como as locadoras de Cecina exigiram a Permissão Internacional para Dirigir pegamos o trem e locamos nosso carro lá. O Fiat Panda mais baratinho e econômico. Perfeito para as estradas estreitas do interior da Itália.

camila pisa camila latorre blog

Uma dica extra: verifique e fotografe o carro que você está alugando, e caso já identifique alguma avaria já solicite que o atendente marque no relatório para que não seja cobrado de você indevidamente.

aqueduto pisa camila latorre blog

No caminho para Pisa passamos pelo o que era um aqueduto nos tempos romanos e ainda possui muitas partes bem preservadas. Pisa possui sua criação ligada aos etruscos, tanto que o nome Pisa tem origem na língua dessa civilização.

DSCF3160

Chegamos a Pisa, devolvemos o carro na locadora do aeroporto Galileu Galilei e de lá pegamos o ônibus para o Parque, andamos até o Pisamove center, pegamos os S1 e depois andamos até o parque.

rua rio arno camila latorre blog.jpg

O Parque Giardino Scotto é lindo, um jardim bem interessante. Nada muito deslumbrante, mas eu como gosto de parques e jardim, adorei. O parque fica na Rua Lugarno Leonardo Fibonacci.

parque pisa camila latorre blog

Continuamos a rota pelo rio até a igreja de Santa Maria Della Spina.

igreja rio arno camila latorre blog.jpg

A igreja é pequena e muito trabalhada, fica bem na margem do rio e estava fechada quando passamos. O caminho na margem do rio Arno. Muitas construções legais e o comune da cidade.

rio arno 3pisa camila latorre blog

Para a igreja católica, foi em Pisa que São Pedro desembarcou antes de seguir a Roma.

rio arno camila latorre blog

Chegamos na Piazza dei Miracoli e aí a surpresa, que lugar maravilhoso.

batisterio camila latorre blog

Chegamos e demos de cara com a torre! Que loucura!

torre de pisa 1 camila latorre blog

Eu achava que ela era bem maior, confesso, mas vê-la ali parada e torta, bem torta, é muito surreal! Como ainda fica em pé? A torre é Pisa é tão icônica que até dizem que Galileu utilizou a torre para seus experimentos.

torre de pisa 4 camila latorre blog

A torre de Pisa começou a ser construída em um solo arenoso, pouco firme com uma fundação também não muito boa no séc. X. Logo após terminada começou a pender para o sudeste (a torre é em formato circular).

torre de pisa 2 camila latorre blog

Na verdade, na tentativa de compensar o desnível no solo os arquitetos que continuaram o projeto construindo os andares superiores com um dos lados mais alto que o outro. São muitos detalhes sobre como ela se mantem de pé e com os sinos (a torre é um campanário).

20160927_145023

Além das fotos clássicas ficamos sentando no gramado admirando os detalhes no mármore. A segurança na área da praça era feita pelo exército. Não subimos na torre, pois pernas faltavam para subir todos os 8 andares. Atualmente o ticket custa 18 euros.

exercito italia camila latorre blog

Fomos em direção ao Duomo de Pisa, a Catedral de Santa Maria.

catedral santa maria 2 camila latorre blog-01.jpeg

A entrada é gratuita, porém é preciso retirar os ingressos no museu (posicionada de costa para a torre o museu fica ao lado esquerdo na praça).

IMG_2281

A Catedral é lindíssima, teto decorado maravilhosamente e muitos afrescos.

A construção foi feita durante 3 séculos, houveram nesse período guerras com as cidades vizinhas (Lucca e Genova, por exemplo) e Pisa, que na época era uma república, passou por períodos conturbados.

catedral santa maria camila latorre blog-01.jpeg

Logo a frente fica o Batistério de São João Batista, o maior prédio do gênero da Itália.

batisterio pisa 3 camila latorre blog

Construído em 1152 e o que vi em diversos sites durante minhas pesquisas que a acústica do local gera um eco diferenciado. Não estávamos sozinhos lá e não tentamos.

batisterio 2 camila latorre blog

O Batistério foi construído a princípio no estilo românico misturado com gótico (devido ao tempo de longo de construção), o que dá uma identidade especial a todo o conjunto arquitetônico da Praça.

camposanto pisa camila latorre blog

O último ponto da nossa visita na Praça dos Milagres foi o Camposanto, cemitério antigo, construído em mármore. Mantiveram no cemitério sarcófagos romanos e urnas etruscas. Atualmente só personalidades importantes da cidade são sepultadas no Camposanto.

camposanto pisa camila latorre blog

O prédio do cemitério foi destruído em grande parte durante a segunda guerra mundial, contudo hoje, se encontra recuperado. Como nos outros monumentos algumas das obras e peças de arte foram direcionadas para o Museu.

received_1846449182115408-01.jpeg

Uma curiosidade sobre o Camposanto, diz a lenda que durante a cruzada do séc XII foi trazida terra do Calvário (monte onde Jesus foi crucificado) para que os mortos fossem sepultados na terra santa.

rua pisa camila latorre blog

Avenida que leva à Praça dei Miracoli

Ainda há ao redor da Praça dos Milagres há o museu Del Sinope onde estão algumas obras do Camposanto e o Museu dell’ Opa ( da Opera). Nesse link você encontra as informações sobre horários e preços dos ingressos. http://www.aboutpisa.info

Saímos da Praça cansados em direção a estação de trem mais próxima (Pisa S Rossore) para voltar a Cecina. Passamos no supermercado Pam para comprar algumas comidinhas, ver se havia algum produto típico e etc.

mercado pisa camila latorre blog

Compramos além de comida uma garrafa de Moet Chandon muito barata! Custou 23,99 euros!

IMG_2337

Comemoramos assim o fim da nossa viagem pela Itália parte 1, precisamos planejar a parte 2, 3 e por aí vai. Oh país cheio incrível e com agradáveis surpresas!

Ansiosa para voltar já…

Obrigada por me acompanhar nesses posts e espero ter acrescentado boas dicas a sua viagem!

Até o próximo destino.