Siena é uma das cidades mais importantes da região da Toscana. Para entender melhor sobre a Itália de forma geral é preciso lembra que muitas do que são cidade hoje eram cidades estado e até havia conflito entra elas.

Ladeira de siena camila latorre blog

A lenda de sua criação vem da época de romana, Sénio (filho de Remo irmão de Rômulo, da lenda de criação de Roma e que ambos foram amamentados por uma loba) foi seu fundador, porém o local já era habitado pelos etruscos.

loba siena camila latorre blog

Siena teve seu auge na época do Renascimento e mantém até hoje grande parte das construções e obras de artes da época, atualmente é patrimônio da Unesco.

Estávamos de carro e paramos em um estacionamento público, porém eu não o encontrei no Google Maps. Se você estiver em Florença e for pra Siena ônibus é mais em conta e te deixa mais perto do centro histórico. Linhas 131R e 1310 mais detalhes aqui. Compre já ida e volta, não são todos os ônibus que permitem comprar o bilhete no próprio ônibus e as tabacchi podem estar fechadas.

Começamos nosso passeio pelo Duomo de Siena, construído no séc. XIII e além de ser lindíssima é cheia de significados e afrescos renascentistas, muitos detalhes para serem observados.

duomo Siena-2

foto wikipedia

A entrada é paga, em torno de 15 euros, mas confira aqui antes pois os preços variam.

Bateu aquela fome e decidimos ir até o Gino Cacino di Angelo, restaurante muito escondido na Piazza Mercato, 31, comemos sanduíches com presuntos e queijos artesanais e tomamos um vinho bem gostoso.

Gino Cacino di Angelo camila latorre blog

Vale a pena demais, apenas precisamos de um pouco de mimica, pois a equipe não falava inglês e nosso italiano não era tão fluente.

gino siena camila latorre blog

Recomendo o panino de Stracciatella (um tipo de queijo) com salume e um Panpepato.

panpepato siena camila latorre blog

Fomos agora em direção a Piazza del Campo.

Palazzo Pubblico camila latorre blog

A praça possui uma inclinação e na parte mais baixa fica o Palazzo Pubblico e em frente fica a Fonte Gaia.

Na praça acontece a Palio, corrida que é tradição da cidade desde o século XVII.

corrida palio camila latorre blog

foto de William Domenichini

Os bairros da cidade se enfrentam numa corrida de cavalos vestido com roupas típicas e o ganhador leva o Palio (um estandarte feito para cada edição da corrida). Se você quiser ver as corridas a temporada é em julho e agosto.

ou pode tomar um gellato

Ao redor da praça há tantos outros prédios importantes historicamente e você pode beber um spritz num dos bares e restaurantes espalhados ou fazer como os locais e deitar no chão da praça para aproveitar o sol.

piaza del campo siena 5 camila latorre blog

Partimos para a Basílica de San Domingo, a igreja fica no alto do monte e a entrada é gratuita!

Diferente da maioria das igrejas, esta é clara e ampla. Lindos vitrais.

Continuamos andando até a Fontebranda, citada no livro de Dante (Divina Comédia) foi construída no séc. XIII.

fontebranda 1 camila latorre blog

“Ma s’io vedessi qui l’anima trista di Guido o d’Alessandro o di lor frate, per Fonte Branda non darei la vista.” (trecho de Inferno, Divina Comédia)

A água é límpida, há alguns peixinhos dentro e a temperatura agradável, o que foi ótimo, pois fazia calor nesse dia.

A Fontebranda é composta por três arcos de estilo gótico e a bandeira da cidade de Siena em preto e brando na frente.

fontebranda 2 camila latorre blog

Não consegui enquadrar as três entradas.

Para ir até a fonte, por exemplo, descemos uma ladeira bem íngreme. Há alguns pontos da cidade que possuem escadas rolantes para auxiliar quem tem mais dificuldade de locomoção.

Passamos por um local que ainda não é muito conhecida da maioria dos turistas, a Fortaleza Medicea, a entrada é gratuita.

chafariz fortaleza medicea camila latorre blog

Ela foi construída no século XVI, durante o controle de Florença na cidade pela Familia Medici. Além do jardim lindíssimo, há uma escola de jazz e enoteca com degustação de vinhos.

fortaleza medicea camila latorre blog

A família Medici é muito presente na região da Toscana e principalmente em Florença.

fortaleza medicea 6 camila latorre blog

Eles dominaram várias cidades durante os séc. XV e XVII por serem ricos e influentes. É possível ver vários locais com alguma ligação aos Medici pela Itália.

uvas siena camila latorre blog

Como será a uva daqui? rsrsrs

Fim do dia e precisávamos voltar para Cecina. Um delícia de dia, que comida gostosa e energia boa.

Ainda não acabou a road trip, a próxima parada foi em Livorno e Rosignano.