Volterra e San Gimignano são próximas e nós resolvemos que poderíamos conhecê-las em meio dia, contudo ficamos com a sensação que precisa ficar muito mais tempo.

nascer do sol toscana camila latorre blog

Quão cedo você pegou a estrada? Esse cedo aí rsrs

Chegamos tão cedo em Volterra que nem as senhorinhas que costumam ficar nas janelas haviam acordado.

LRM_EXPORT_20180710_233211.jpg

Comércio ainda fechado e alguns locais turísticos também. Sonho? Sim… adoro ter o lugar só para mim.

mapa volterra camila latorre blog

Volterra é uma cidadezinha murada medieval de origem etrusca como eu nunca havia visto. Parecia cenário de filme, na verdade foi usada como locação da saga Crepúsculo (Lua Nova), era a cidade dos vampiros da família Volturi.

LRM_EXPORT_20180710_233558.jpg

A cidade estava vazia, praticamente só nossa e foi bem diferente.

LRM_EXPORT_20180710_232645.jpg

Construída no alto de uma montanha, as ruas são íngremes,  prepare-se para subidas e descidas em ruas de pedra, o melhor calçado é um bem confortável e sem salto.

subidas volterra camila latorre blog

Duomo de Santa Maria Assunta (a entrada é gratuita) foi construído durante séculos 12 e 13 em estilo românico, internamente restruturado durante o renascimento.

Duomo volterra camila latorre blog

Um destaque do artesanato da cidade é o uso do alabastro, um tipo de rocha que é translucida, a luz consegue passar por ela, lindíssima é fácil encontrar vários objetos feitos desse material pela cidade.

Há alguns museus e sítios arqueológicos que ficamos sem conhecer, as ruínas romanas na cidade só vimos de longe mesmo.

DSCF2893

No final Segunda Guerra Mundial os alemãs estavam em retirada da cidade e pretendiam destruir a Porta do Arco, que estava em pé desde a idade média.

arco volterra camila latorre blog

Para proteger a construção os moradores passaram a noite empilhando pedras de forma que os alemães não conseguissem colocar os explosivos, salvando-a assim.

DSCF2876

É possível você adquirir um cartão para conhecer todos os locais da cidade e você compra na prefeitura (comune de Volterra). Aqui tem mais detalhes.

Para chegar em Volterra nós pegamos a SR29 e depois a SR68, sem pedágios.

estrada toscana

estradas secundárias Toscana

Não encontrei ônibus ou trem diretos para a cidade e como os horários e trajetos mudam durante o ano, cheque aqui ou quando estiver na cidade pesquise no google maps que é confiável, inclusive você pode acompanhar o percurso e saber certinho onde descer.

Mapa volterra

Saímos de Volterra e não eram nem 9 da manhã, havíamos parado o carro num estacionamento gratuito na entrada da cidade e de lá até San Gimignano foi rapidinho.

portao sam gimignano camila latorre blog

portão de entrada da cidade de San Gimignano

A gente chega e logo vê da entrada o vale D’Esta e as torres.

vista sg camila latorre blog

San Gimignano é uma cidadezinha medieval murada e cheia de torres, acho que a cidade com mais torres ainda em pé que eu vi, é patrimônio da Unesco desde os anos 1990.

DSCF2926

Nos tempos de ouro da cidade, por volta do século XII BCE eram 72 torres, hoje são 13.

lrm_export_20180710_024759-1070057869.jpg

A torre mais alta da cidade é a torre Grossa, construída no sec XIV é possível subir os degraus dela e ver a paisagem em 360 graus dos seus 54 metros.

Torre grossa sg camila latorre blog

Famosa por ser muito preservada e pelo seu vinho Vernaccia, a cidade oferece muitas opções de souvenirs e restaurantes. Nesse dia havia uma feira na rua e nós provamos uma bruchesta com trufas negras. Confesso que não gostei das trufas… seria uma heresia minha falar isso?

loja sg camila latorre blog

Entramos pelo portão San Giovani e começamos a ver as lojinhas, o Museo do Terror e torres ao fundo. Na praça principal, Piaza dela Cisterna, fica uma gelateria famosa na região e ganhadora do prêmio de melhor gelato do mundo por vários anos.

lrm_export_20180710_022915-765296776.jpg

Há uma fila considerável na porta e como o local é pequeno, tomamos nosso gelato sentados próximo ao poço de água da cidade.

received_278691316209842-1815425852.jpeg

É gostoso e tem uma variedade de sabores grandes e alguns típicos da região, não sei se foi o melhor gelatto que tomei na vida.

san gimignano 2 camila latorre blog

Senhor separando as folhas dos talos de hortelã, cheirinho tão bom!

Andando um pouco mais, chegamos a Piaza do Duomo, todas as cidades italianas tem um Duomo que é a igreja principal, no caso de San Gimignano a Duomo abriga obras de artes importantes e o ingresso para visita-la deve ser comprado na prefeitura (Palazzo Comunale).

lrm_export_20180710_025012-897763791.jpg

Para chegar até San Gimignano você pode ir de ônibus a partir de Florença ou Siena os ônibus param ao lado de fora a cidade, próximo ao supermercado. De carro pegamos o trajeto sem pedágios da SR68.

Próxima parada é Siena. Bora…?