Eu já sou uma balzaquiana com 32 anos e a toxina botulínica entrou na minha vida em 2017. Confesso que fiz muitas besteiras em relação aos cuidados com a pele.
A vida toda achei que minha pele era oleosa quando na verdade ela era normal. Por fatores hormonais sempre tive espinhas e confundia tudo.

Atualmente, minha pele tem ficado mais ressecada e como tenho muita sensibilidade à claridade, franzo a testa demais. Além, claro, de fazer muitas caretas (expressões) ao falar, rir e etc.

Com essa junção de fatos percebi que entre as sobrancelhas (glabela) começou a se formar uma linhazinha vertical, bem típica da expressão “cara de brava”.

Resolvi que era hora de tentar uma técnica que minha dermatologista já havia me orientado a respeito, a aplicação da toxina botulínica.

Numa consulta a dermatologista me esclareceu que a toxina botulínica não tira a ruga depois de formada e sim previne que ela apareça ou aumente, pois paralisa os músculos que ao se contrair forçam a pele que já não possui tanta elasticidade devido a idade, estilo de vida, exposição ao sol e etc.

Essa informação ficou na minha cabeça e quando percebi em algumas fotos essa linha, corri para fazer uma aplicação.

Fui até uma clínica aqui em Belo Horizonte para a avaliação e quem me avaliou foi a Dra Stephanny. Ela me explicou o funcionamento, para que era indicado o tratamento, se havia contra indicação e que sim, devemos fazer o botox preventivamente.

Botox na verdade é a marca de toxina botulínica que iniciou a utilização para fins estéticos, hoje já há outras opções no mercado.

É possível melhor a simetria do rosto arqueando as sobrancelhas por exemplo, tratar a sudorese, há algumas aplicações na área da ortodontia e também para auxílio no tratamento de enxaquecas.

A aplicação é bem tranquila, ela mostra pra gente o frasco com o liquido e validade, a seringa que usa (bem pequena a agulha, parece de insulina) e não doí. Um pouco após a aplicação eu senti o local enrijecido, meio durinho, mas nada que incomodasse.

A área entre as sobrancelhas é a parte que eu sinto mais incomodo, e da segunda vez que apliquei fiz dois pontos um em cada lateral do globo ocular para prevenir os pés de galinha.

No dia que é feita a aplicação nós não podemos passar creme na região e fazer exercício nas próximas 24 horas e nas primeiras 4 horas não podemos abaixar a cabeça ou deitar.

Levei uns 5 dias para perceber o efeito, na verdade antes eu sentia uma pequena pressão no local, mas ainda era possível mexer. Após esses dias que percebi a paralização.

Depois de 15 dias, voltei a clinica para avaliação.

Achei o processo bem tranquilo e no meu caso, como era bem no comecinho, a linha de expressão sumiu. Claro que continuo usando cremes hidratante e ácido hialurônico todos os dias.

Importante falar também que só podemos aplicar botox a cada 6 meses no mínimo, não é aconselhável fazer antes disso.

Atenção para uma dica: não injetamos toxina botulínica na boca para aumentá-la, nem no bigode chinês. Nestes locais são utilizados outros procedimentos.
O mais importante, as rugas irão aparecer com o tempo mesmo em quem faz o tratamento, pois é o natural da pele.

A medicina consegue retardar o envelhecimento durante algum tempo, mas precisamos ir nos acostumando que a idade chega para todos.

Abaixo seguem algumas perguntas que fiz para a Dra Stephanny:

1- Toxina botulínica elimina rugas?
Não, a toxina paralisa temporariamente a musculatura e suaviza as rugas da região. São recomendados outros tratamentos para eliminar as rugas como peeling e micro agulhamento.

2- Após a aplicação ficarei sem expressão?
Se a aplicação for feita por um bom profissional não, será aplicada uma quantidade nos locais sem causar esse efeito.

3- Posso ter alguma reação alérgica?
Sim, quem possui alergia a ovo não pode fazer a aplicação, há outras opções para estas pessoas.

4- Podem ocorrer efeitos colaterais?
Sim, se não forem tomados os cuidados pós a aplicação ou se durante a aplicação o liquido acabar se deslocando é possível que seja paralisada uma área indevida. Há tratamentos com DMAE, por exemplo, que reverte o efeito da toxina.

5- Quando iniciar o tratamento?
Em geral iniciamos o tratamento a partir dos 25 anos, em alguns casos podendo começar aos 21.

6- Quanto tempo dura o efeito na pele?

O efeito dura de três as seis meses, dependendo do organismo do paciente.

7- Grávidas podem utilizar a toxina?
Não, nem grávidas nem lactantes podem utilizar.

8- Onde pode ser aplicada a toxina botulínica?
Podemos aplicar no terço médio superior da face para fins estéticos, porém atualmente há outras áreas que podem ser tratadas para outras finalidades. Sudorese e enxaqueca são alguns exemplos.

9- Antes ou depois da aplicação é preciso algum cuidado especial?
Após a aplicação o paciente não pode abaixar a cabeça ou deitar por 4 horas, não deve ser aplicado nem maquiagem nem cremes no rosto por 24 horas e exercícios físicos também não devem ser realizados nas primeiras 24h.

10- Qual profissional pode realizar o tratamento?
A parte estética fica por conta do Biomédico esteta, dermatologista e cirurgião plástico. Outros tratamentos que não estéticos podem ser feitos por profissionais de outras áreas médicas, verifique no Conselho Regional de Medicina em caso de dúvida.

Tô adorando o resultado e quero manter esse cuidado com minha pele por muito tempo.
Espero poder ter ajudado a tirar suas dúvidas.
Se quiser saber mais pode deixar nos comentários.