Eu só tenho minha identidade e não quero solicitar meu passaporte, quero usar a grana da taxa de solicitação para a viagem, tem como?

Claro que tem! Se seu desejo não for viajar pelo Brasil ainda restam nove opções!

Facilidade para nós, brasileiros! É possível realizar a viagem e passar pela imigração desses nove  países apenas com o RG, desde que esteja atualizado (geralmente pedem que a emissão seja menor que 10 anos).

Uma vantagem que agiliza e economiza na viagem, já que a taxa de emissão de passaporte não é necessária.

Explico abaixo um pouco mais sobre esses países e alguns dos pontos turísticos destes.

Argentina

Sim, para visitar a Argentina não é necessário passaporte. Buenos Aires, Bariloche e até mesmo a cidade mais ao sul, Ushuaia, oferecem diferenças culturais e experiências gastronômicas incríveis.

buenos aires

O já famoso churrasco argentino é combinado com as deliciosas empanadas e aquele doce de leite maravilhoso. Vinhos também tem lugar de destaque no país. Com opções de programas culturais e aventura na natureza é possível ver a aurora austral de Ushuaia, por exemplo! Mais informações.

Ushuaia camila latorre blog

Ushuaia – Argentina

Bolívia

Além das alturas de La Paz, a capital a maior altitude do mundo (3600 acima do nível do mar) um dos destinos mais famosos é o Salar de Uyuni, deserto de sal que leva muitos turistas ao interior do país.

800px-La_Paz,_Bolivia-24

La Paz – Bolívia

Alguns viajantes aconselham a não comer nada nas ruas nem beber agua que não seja filtrada. Além da capital outro ponto famoso do país é o Lago Titicaca que fica a mais de 3000 metros de altitude e possui ruinas incas ao redor. Mais informações.

lago2 titicaca

Lago Titicaca – Bolívia

Chile

O país que é banhado pelo oceano Pacífico oferece desde a cordilheira dos Andes e neve ao Deserto do Atacama e locais cheios de mistérios como a ilha de Páscoa. O Deserto do Atacama é conhecido como o mais árido do mundo e nele estão instalados alguns centros de observação astronômicos.

Santiago chile camila latorre blog

Santiago – Chile

A Patagônia chilena também encanta por paisagens lindas como a de Torres de Paine. Ilha de Páscoa é a casa dos famosos Moais, esculturas de pedras em forma de cabeças e vestígios da civilização Rapanui. Mais informações.

moais chile camila latorre blog

Ilha de Pásco – Chile

Colômbia

Além da capital Bogotá, o país é famoso por Cartagena das Índias (patrimônio da Unesco) e pelo caribe colombiano com mar lindíssimo e praias paradisíacas como na cidade de Barranquilla ou em San Andrés.

san andres camila latorre blog

San Andres – Colômbia

Cartagena das Índias é uma cidade murada e preservada, cheia de cores e mar lindo que vem atraindo mais turistas a cada ano com atrativos naturais e culturais. Quando eu for, vou experimentar a “feijoada colombiana” Frijoles Rancheiros. Mais informações.

colombia-turismo camila latorre blog

Cartagena das Índias – Colômbia

Equador

Além de possuir diversos vulcões, montanhas e culturas pré-colombianas é possível visitar Galápagos, ilha onde Charles Darvin estudou e ajudou a desenvolver a teoria da evolução. A capital Quito, possui um centro histórico da época de colônia espanhola tombado pela Unesco.

images quito

Quito – Equador

Como no Equador a moeda oficial é o dólar americano, pode ser que não seja o destino mais em conta desta lista. Pesquise bem antes os valores e sobre as passagens, já que não ha voos diretos do Brasil. Mais informações.

equador1

Ilha Galápagos – Equador

Paraguai

Não só de muambas vive o Paraguai! Atravessando a pé de Foz do Iguaçu ou indo de avião o país oferece ruínas de missões jesuítas á cassinos em Assunção.

Asunción_-_Ex_Cabildo_y_Ministerio_de_Educación_(Plaza_Independencia)(2)

Assunção – Paraguai

A cidade mais conhecida por nós brasileiros é Ciudad del Este, onde há grande movimentação de turistas que buscam mercadorias baratas, porém é possível passear pela Usina de Itaipu ou ir até a capital Assunção e aproveitar a parte histórica e gastronômica da capital do país.

paraguai-camila-latorre-blog

Ciudad del Leste – Paraguai

Eu provei alguns pratos típicos, Chipas e o Bori Bori, adorei! Mais informações.

2017-06-23 10.11.49

Peru

Peru surpreende por proporcionar vários pontos de exploração da civilização Inca como em Machu Picchu e também como um polo gastronômico famoso no mundo todo. Cusco é tombada pela Unesco e ponto de partida para quem deseja conhecer as ruínas de Machu Picchu.

machu picchu afp camila latorre blog

Machu Picchu – Peru

Mais ao sul do país estão localizadas as famosas Linhas de Nazca, visíveis apenas do alto (voo de avião), linhas enormes formando desenhos ainda são mistério para arqueólogos e historiadores. A culinária local pode nos surpreender com o prato típico de Cuy (porquinho de índia assado) ou o suco de sapo, que consiste em uma bebida de feijão, aloe vera, condimentos e um sapo, batidos no liquidificador! Mais informações.

viagem-lima camila latorre blog

Lima – Peru

Uruguai

Vizinho de Porto Alegre, o país hoje é um dos mais desenvolvidos da América do sul.

09809880-camila latorre blog

Centro Historico – Montevideu – Uruguai

Famoso por seu “asado” e alfajor e por balneários como Punta del Leste. Montevidéu é uma cidade linda e cheia de cultura, arquitetura do começo do século XX dão charme a cidade. Conheça também Colonia del Sacramento, outra cidade reconhecida pela Unesco. Mais informações.

punta-del-este- camila latorre blog

Punta del Leste – Uruguai

Venezuela

Atualmente passando por um momento complicado politicamente (governo beirando a ditadura de Nícolas Maduro) é um país com praias lindas como da Ilha de Los Roques ainda há parques nacionais com cachoeiras e montanhas como o Canaima.

los roques venezuela camila latorre blog

Los Roques – Venezuela

Além da capital Caracas e as praias, visite o Tepui (rochas em forma de mesa) na tríplice fronteira do país com o Brasil e Guiana que inspiraram o autor do livro o “Mundo Perdido” e que também aparece no desenho “Up – Altas Aventuras”.

download tepui

Avalie bem as notícias antes de embarcar e tente verificar com pessoas que estiveram lá recentemente para evitar complicações. Mais informações.

Apesar de não precisar de passaporte é preciso verificar com a Anvisa se há vacinas ou outros cuidados antes da viagem. Por exemplo, a vacina da Febre Amarela é a mais comumente exigida.

Você emite o CIVP ( Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia) num dos postos de atendimento clicando aqui.

Além de vacinas eles irão te informar sobre outros procedimentos que irão ajudar a prevenir doenças endêmicas dos locais que você irá. Verifique também se é obrigatório seguro saúde para o destino que você escolher.

É preciso ter um planejamento anterior, pois as vacinas têm que ser tomadas há pelo menos 10 dias antes da chegada no destino, não será permitido o embarque caso contrário.

Identidade atualizada, CIVP se necessário na mão é só escolher onde ir e a hospedagem. Se você ainda não conhece o Airbnb é só clicar aqui que tem dicas e desconto para a primeira viagem. Se optar por hoteis ou hostel eu geralmente olho no Booking.

É bom fazer um seguro de viagem também, muitos países tem sistemas de saúde diferentes e pode acabar ficando caro pagar algum tratamento (principalmente em viagens que envolvam esportes). Pesquise aqui pelos preços e serviços oferecidos.

Agora você pode aproveitar nossos vizinhos sem precisar se preocupar com burocracias.

Você conhece algum desses países? Me conta aqui nos comentários qual eu deveria ir em seguida.